10 Dicas Matadoras para Obter Sucesso com o seu Negócio Digital

Rodrigo Leal
Mais Resultados
fev 2014
14 Comentários
8926 Views
21 Flares Facebook 19 Google+ 2 Twitter 0 21 Flares ×

Negócio Digital

Muitas pessoas sonham e ter o seu próprio negócio. Com o crescimento da internet no Brasil e no mundo, os negócios virtuais, ou empreendimentos digitais estão cada vez mais presentes e conquistando ainda mais espaço.

Comparado ao modelo tradicional de negócio, onde geralmente temos que ter muito dinheiro para investir, seja no lugar físico, na contratação de empregados, despesas com manutenção e etc, o empreendimento digital não possui todas essas exigências.

Você consegue iniciar o seu negócio investindo muito pouco ou quase nada.

Em ambos os casos, você precisa ter um planejamento de tudo, precisa conhecer todos os passos, caso contrário, perderá muito tempo, esforço e dinheiro.

Quando não planejamos, não sabemos onde estamos e nem onde queremos chegar.

Eu recebo muitos e-mails com dúvidas todos os dias. E muitos deles tem um padrão bem definido.

São e-mails de pessoas tristes e desesperadas, dizendo que o seu negócio não vai bem, que não cresce o quanto esperado, que não tem o retorno desejado, que não sabem o que fazer.

O interessante é que quando eu pergunto o quanto está planejado para crescer, em quanto tempo, o retorno elas querem ter, e o que elas oferecem aos seus clientes/leitores, até hoje não recebi nenhuma resposta.

Perceba que minhas questões são direcionadas para exatamente as mesmas coisas que elas se queixaram.

Dessa forma, eu posso concluir o seguinte:

As pessoas iniciam seus negócios com uma esperança muito grande, mas sem nenhum planejamento e acreditam exclusivamente na sorte.

É visível que esse tipo de abordagem não funciona, não gera resultados.

Costumo dizer que sorte, em outras palavras, é a mistura de capacidade, controle, esforço e coragem.

Bom, pensando nisso, eu separei 10 tópicos que farão total diferença no seu negócio e ajudará você a obter os resultados que espera.

 

negocio-digital

 

1- O que lhe dar prazer em fazer?

O primeiro passo para ter sucesso em qualquer negócio é fazer o que você gosta. Não adianta escolher algo por isso ou aquilo sem que você sinta prazer em fazê-lo. Sem dúvida, esse é um fator determinante.

Se você não gosta, não tem jeito, mais cedo ou mais tarde, isso vai te atrapalhar e, é muito provável que você pare ou desista dos seus objetivos por precisar fazer tarefas chatas e tediosas.

As vezes, até acontece das pessoas escolherem esse caminho e terem bons resultados, entretanto, a maioria delas, só conseguem quando terceirizam as atividades que não gostam de fazer.

Quando fazemos o que gostamos, não importa o dia, a hora e o lugar. O sentimento é de prazer, nos empolgamos e esquecemos de tudo. Não existe espaço para a preguiça, desculpa ou qualquer outra coisa.

Não existe nada melhor do que trabalhar com o que gosta e obter os resultados esperados.

 

2- Você faria isso sem pensar em dinheiro?

Outro fator importante a considerar é se você trabalharia por um tempo sem pensar em lucros imediatos.

Quando iniciamos um negócio, seja ele qual for, as coisas levarão um tempo para acontecer e se você pensar apenas em lucro imediato, há grandes chances de você falhar, ficar chateado e desmotivado.

Se você escolhe um nicho que sente prazer em fazer, será muito mais fácil. Em um Negócio Digital, acredito que você deve pensar em 6 meses a 1 ano para começar a ter algum tipo de retorno financeiro.

Utilizando alguns métodos de trabalho, como por exemplo, afiliados, esse tempo pode ser menor. Desde que você faça tudo certinho.

Eu também já vi casos de pessoas que passaram 1,2,3 anos trabalhando e não geraram absolutamente nada. Simplesmente gostavam do que faziam e não se preocuparam em rentabilizar. Acredito que esse não é o seu caso.

Reflita bastante sobre isso e leve esses fatos em consideração na hora de escolher em que você quer empreender.

Só invista tempo, esforço em dinheiro quando tiver essa certeza.

 

3- Você é realmente bom nisso?

Além de você gostar e ter que não pensar em dinheiro imediato para construir o seu negócio digital, você precisa ter conhecimento específico do nicho escolhido.

Só com conhecimento específico você se tornará referência e será visto como autoridade no assunto.

Sem esse conhecimento, as pessoas perceberão que você não tem domínio do que publica, não será visto com integridade, e não conseguirá ter credibilidade dentro do seu nicho de atuação.

As vezes, queremos muito fazer algo, amamos aquilo, mas não conhecemos o suficiente. Se esse for o seu sonho, lute por ele. Mas, você terá que parar, estudar e aprender muito sobre o tema antes de começar.

Veja o meu exemplo, trabalho com TI a mais ou menos 13 anos. Estudo Empreendedorismo Digital e Marketing Digital desde a fundação do Vício Feminino, porém só agora tenho segurança de escrever sobre o assunto, só depois de aplicar e de gerar resultados.

Mesmo não estando a frente do Vicio Feminino, estou nos bastidores aplicando todo o conhecimento adquirido durante esse tempo e analisando o que é bom e o que não é. Ou seja, 13 anos de experiência em redes de computadores, serviços para internet, 3 anos de experiência com Marketing digital, e só agora que criei o Como Gerar Mais.

 

4- Estudo de mercado

Ninguém quer entrar num jogo para perder. Principalmente quando você precisa investir dinheiro. Assim, para minimizar os seus riscos, você precisa estudar o seu mercado.

Algumas questões que podem auxiliar a você fazer essa análise:

O mercado que você quer atuar é rentável?
Quanto as pessoas estão dispostas a pagar por seus produtos e serviços?
Você terá concorrência? Como eles trabalham? O que eles entregam?

Encontre os seus concorrentes, estude quais são os produtos e serviços. Compre deles, entenda como é o processo de vendas. Identifique o que eles fazem de melhor. Supere suas qualidades e explore as falhas.

É muito mais fácil de entrar no jogo quando conhecemos o adversário. Quando sabemos o que podemos explorar e o que devemos nos precaver.

Dificilmente você estará sozinho, assim, não tenha medo.

Se você encontrar um nicho de baixa concorrência, também existirão muitas dificuldades.

Por exemplo, é mais difícil perceber o valor do mercado de um produto ou serviço. Não conseguimos identificar claramente o que as empresas estão fazendo, com estão trabalhando, o que estão entregando.

Quando você faz esse trabalho certinho, você entra conhecendo o seu concorrente, mas, ele ainda não te conhece. Aproveite essa oportunidade.

 

5- Foco

Manter o foco é uma das coisas mais difíceis para qualquer pessoa. Ainda mais quando trabalhamos em casa, podemos cair num loop infinito e ficar procrastinando nossas atividades dia após dia, ou seja, sempre arrumando uma desculpa para não fazermos naquele momento.

Para evitar a cair nessa armadilha, você deve transformar suas atividades em hábitos.

Por que depois de comer e antes de dormir você escova os dentes? Por que todos os dias você toma banho?

Simples, porque essas atividades se tornaram hábitos na sua vida. Você não fica adiando (ou não deveria rss) e ninguém precisa lhe pedir, você simplesmente você faz e ponto.

É muito comum esse problema se agravar quando você não consegue ver os resultados esperados.

O segredo de manter o foco nas suas atividades é alcançar pequenos resultados em curtos períodos de tempo.

 

6- Definição de metas e objetivos

“Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.” (Alice no país das maravilhas)

Para monitorar o crescimento do seu negócio e manter o foco nas suas atividades, você deve traçar seus objetivos e metas.

Objetivo: Aquilo que você quer alcançar, é o seu propósito final. O objetivo lhe da a direção onde se quer chegar.

Meta: É um “objetivo” bem mais específico com dados quantitativos de tempo e valor. É uma posição no futuro, com data definida.

Exemplos:

1. Objetivo: Emagrecer
Meta: Em Dezembro, terei 10kg a menos do que hoje.

2. Objetivo: Quero ter muitos inscritos no meu canal do Youtube.
Meta: Em Junho, quero ter os 10 mil primeiros inscritos.

3. Objetivo: Quero aumentar a quantidade de vendas da minha loja virtual.
Meta: Em abril quero aumentar 10% das minhas vendas.

Para ficar mais interessante, você pode definir 3 metas para um mesmo objetivo. A primeira meta deve ser mais relax, a segunda um pouco mais moderada, e a terceira uma meta um pouco mais difícil.

Preste atenção na terceira, deve ser uma meta difícil e não impossível.

Exemplo:

1. Objetivo: Aumentar minha presença no Facebook.
Meta 1: Alcançar 1000 curtidas na minha fanpage em 30 dias. (Provavelmente eu consiga)
Meta 2: Alcançar 1500 curtidas na minha fanpage em 30 dias. (Talvez eu consiga)
Meta 3: Alcançar 2000 curtidas na minha fanpage em 30 dias. (É difícil, mas é possível)

**Esses valores são meramente ilustrativos.

 

7- Entregue valor

Uma característica comum dos grandes empreendedores digitais é que eles se preocupam entregar valor ao seu cliente. Não pensam exclusivamente em gerar lucros e mais lucros.

Basicamente é um sistema de troca, onde o produtor fornece conteúdo de alta qualidade, que gera mudança e melhoria na vida do cliente. Esse, por sua vez paga com dinheiro por esse conhecimento.

Dessa forma, quanto mais valor você consegue entregar, mais dinheiro você irá gerar.

Pense como você pode, através do seu conhecimento, ajudar e transformar a vida das pessoas para algo melhor.

Procure resolver problemas comuns da vida de muitas pessoas e você será reconhecido por isso.

 

8- Escolha as ferramentas certas

Escolher as ferramentas corretas, ajuda e muito.

Você consegue trabalhar com performance.

Muitas pessoas perdem muito tempo com atividades simples por não utilizarem as ferramentas certas.

É como colocar um prego na parede, se você não tem um martelo, você pode passar horas e horas tentando e muitas vezes nem consegue.

Porém, se você tem a ferramenta certa, em pouco tempo você resolve o problema e fica livre para uma outra atividade.

Quando chegar o momento de definir suas atividades, pesquise a melhor forma de executa-las, encontre as ferramentas para acelerar o processo, você vai conseguir economizar tempo e esforço.

 

9- Invista em você

Sem dúvida alguma, o conhecimento é fundamental para qualquer atividade que você queira exercer. Não tenha medo em investir em você.

Por mais que tudo mude, o seu conhecimento permanece e ninguém pode lhe tomar.

Invista em cursos específicos, treinamentos, palestras, seminários, com certeza tudo isso vai te ajudar muito. É sempre bom absorver a experiência de outras pessoas para acelerar o nosso crescimento.

Tenha cuidado com o overload de informação, ou seja, ficar sempre atrás de mais e mais informação e muitas vezes não coloca nada em prática.

Muitas pessoas ficam em busca do perfeito, muitas vezes, esquecem de começar.

Não saia comprando tudo que ver pela frente, saiba escolher o que será realmente útil para você.

Preste atenção na credibilidade do produtor, veja o que as pessoas dizem sobre ele e sobre o produto dele. Existem muitos pilantras na internet. Esses, lhe promete o mundo inteiro e não entregam nada perto disso.

Por fim, coloque o seu projeto em prática com as ferramentas que você tiver disponível e entre num processo constante de melhoria.

 

10- Construa relacionamentos

A construção de relacionamento é algo que você deve praticar sempre em seus negócios. Faça parcerias.

Uma parceria só acontece quando ambos os lados se beneficiam do acordo e que os benefícios estejam em equilíbrio.

Encontre seus parceiros, ofereça algo de valor para eles e para os seus clientes.

Muitas vezes, o seu produto é complementar ao produto de alguém. Identifique essas oportunidades. Entre em contato com o produtor e construa um relacionamento na tentativa de fechar uma parceria.

Se as coisas não saírem como você planeja, não tem problema. Acontece de pessoas simplesmente não quererem ninguém com eles. É uma opção. Mas, tente manter o seu relacionamento e encontre outros produtores e oportunidades.

Quando nos juntamos com outras pessoas com um objetivo comum, é muito mais fácil de enfrentar os desafios e ultrapassar as barreiras.

Eu gostaria de saber o que você pensa sobre isso, deixe o seu comentário. =)

21 Flares Facebook 19 Google+ 2 Twitter 0 21 Flares ×

14 Comentários para “10 Dicas Matadoras para Obter Sucesso com o seu Negócio Digital”

  1. Perfeito suas dicas.
    Muito obrigado
    e Sucesso com seu blog.

  2. Post super completo! Parabéns 🙂 Concordo com tudo viu?? Procuro investir em conhecimento específico, mantenho-me focada nos meus objetivos, tudo isso ajuda e as vezes quando nos organizamos de forma melhor, as coisas fluem melhor.

  3. Emily Moretti disse:

    Me identifiquei muito.
    Com o meu antes (anos atrás) e com o meu agora, acho que estou no caminho certo! Muito bom!

  4. dayse oliveira disse:

    Muito bom , encontrei vcs na hora certa, o conteudo do seu blog é de muito relevante. Com certeza os seguirei. valeu!

  5. Olá Rodrigo, tudo bem com você? Primeiramente gostaria de parabenizar o seu trabalho e de sua esposa no mundo virtual, vocês são pessoas extremamente bem humoradas e que possuem o dom de transmitir uma energia muito boa para todos que lhes assiste.
    Gostei muito desta publicação, com ela pude refletir um pouco sobre o que pretendo com meu canal do YouTube. Eu sempre gostei muito de assistir os canais que acompanho no YouTube e nunca tinha pensado realmente em estar no lado oposto, até que tive tempo para isso.
    Muitas amigas minha sempre me pediram para gravar vídeos das minhas makes mas eu nem ao menos considerava a possibilidade por ser muito tímida e não ter os materiais necessários para realização da tarefa. Hoje (depois de quase uns 2 anos de pessoas me pedindo isto), por estar desempregada eu resolvi tentar realizar a vontade delas e gravei o meu primeiro vídeo a menos de um mês, desse dia para cá eu percebi que não era impossivel para mim falar em frente a câmera, nem improvisar tudo filmando com meu celular (preso ao espelho com o apoio de carro do GPS) e uma lampada de abajur apoiada no espelho (kkkkkkk), enfim… como você disse, quando a gente gosta a gente realmente faz. Estou adorando gravar os vídeos e sei que ainda tenho muito o que melhorar, mas aos poucos a gente vai tornando tudo mais facil e o principal é estar fazendo algo pelo gosto e não pelo retorno financeiro.
    Na verdade isso é até mais uma coisa que me trava, porque fico extremamente desconfortável com o fato de estar desempregada (e realmente não podendo me dar a esse luxo) e gostar tanto de gravar vídeos pro YT. Sinto que meus pais e meu noivo não veem isso como um bom modo de ocupar meu tempo (pra eles eu deveria estar de porta em porta nas empresas tentando ser contratada).

    Bom, acho que não era pra falar tanto aqui, mas foi o local que encontrei mais facil para expor miha gratidão a vc e a Camilla por estarem alegrando minhas tardes, e noites com seus vídeos.

    OBRIGADA! =D

  6. Aline Lima disse:

    otimas dicas!
    agradecemos muitissimo!

  7. Priscila Cecatto disse:

    Parabéns Rodrigo, ótimo conteúdo. Adorei!

  8. Gerlania disse:

    Parabéns pelo seu trabalho e obrigado pelas dicas!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

21 Flares Facebook 19 Google+ 2 Twitter 0 21 Flares ×