Aumentando o tráfego com palavras-chave de Cauda Longa

Rodrigo Leal
Mais Tráfego
maio 2014
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Palavras-chave de cauda longa

Eu não sei se você é igual a maioria das pessoas. Todos os proprietários sites, independente de tamanho, em algum momento se deparou com um problema: Como aumentar o tráfego dos seus sites.

Existem diversas estratégias para atingir esse mesmo objetivo.

Nesse post eu irei abordar uma dessas estratégias: A utilização de Palavras-chave de Cauda longa.

Inicialmente preciso definir alguns conceitos:

  • Palavras-chave de cauda curta: São palavras-chave genéricas, geralmente de um ou dois termos. Elas possuem uma quantidade de buscas mensais muito grande nos mecanismos de pesquisas, cerca de 80% do volume total. São muito concorridas e bastante difíceis de ranquear nas primeiras posições dos resultados de pesquisas.

 

  • Palavras-chave de cauda longa: São palavras-chave específicas, geralmente com dois ou mais termos. Possuem cerca de 20% do volume de pesquisa mensais de um determinado nicho. São menos concorridas e mais fáceis de obter bons posicionamentos.

 

A grande vantagem de utilizar as palavras-chave de cauda longa está na especificidade.

Quando uma busca é bem específica, os resultados são mais precisos, consequentemente, a taxa de conversão é muito maior.

Para exemplificar, imagine que recentemente você criou um site sobre receitas, publicou algumas receitas, dentre elas, uma receita de pizza de calabresa com catupiry.

Digamos que uma pessoa (atuando como pesquisador) estava querendo aprender como fazer uma de pizza de calabresa com catupiry.

A primeira coisa que essa pessoa fez foi digitar no Google a palavra-chave “receita”. Como essa palavra-chave é bastante genérica, o Google retornou milhares ou milhões de resultados para esse mesmo termo.

É provável que o seu site não chegou nem perto de ser listado entre as primeiras posições do ranking para essa busca genérica. Afinal, é um site novo e ainda não está entre os maiores sites de receitas.

A pessoa se deparou com milhares de receitas, não apenas de pizza. Como nenhum resultado entre as primeiras posições era exatamente o que ela estava esperando, ela decidiu refazer sua pesquisa, passando a ser um pouco mais específica, então digitou “receita de pizza”.

Para essa palavra-chave, o Google retornou um volume de pesquisas menor em relação a busca anterior com feita com termo “pizza”. Porém, nesse caso, os resultados já foram bem mais específicos. Mas, ainda sim, foram exibidos muitos resultados, milhares deles. A maioria não tem haver com a real motivação da busca.

Como essa busca  já foi um pouco mais refinada e o termo utilizado está contextualizado no seu post, ou na sua receita, o seu site já começou a ser listado entre os 100 primeiros resultados.

Digamos que o pesquisador visitou, um, dois, três.. quatro sites e não ficou satisfeito. Encontrou várias receitas de pizza, mas não encontrou a que ele queria.

Assim, o pesquisador refinou sua busca mais uma vez. Passou a utilizar a palavra-chave: “receita de pizza de calabresa”. Novamente, o volume de resultados diminuiu.  Os resultados foram ainda mais  precisos. O seu site já apareceu entre os 30 primeiros resultados do Google. Entretanto, o pesquisador encontrou várias receitas de pizza de calabresa, porém, nenhuma com catupiry.

Quando a pesquisa foi feita utilizando a palavra-chave “receita de pizza de calabresa com catupiry”, seu site pareceu entre os 10 primeiros resultados e o pesquisador encontrou exatamente o que ele precisava.

 

Palavras chave de cauda longa

 

Percebeu a importância de utilizar uma palavra-chave de calda longa?

A medida que surge uma necessidade e vamos buscar solução na internet utilizando mecanismos de pesquisas, tentamos rotular o nosso problema através do uso de palavras-chaves.

Quanto mais específicos forem as palavras-chaves em uma busca, mais certeiro serão os resultados. Assim, procure utilizar palavras-chaves específicas para determinados problemas, soluções, produtos e serviços. Isso criará uma ponte muito forte entre a busca e o seu conteúdo.

Pense sempre na visão do pesquisador, nos termos que ele utilizaria para encontrar a solução dos seus problemas e contextualize essas palavras-chaves no corpo dos seus artigos.

O objetivo dessa estratégia é atrair a maior quantidade de tráfego para o seu site, ou o seu negócio, utilizando palavras-chave específicas. Apesar de ter um volume de busca menor, a taxa conversão será muito maior.

A taxa de conversão pode ser uma venda, a captura de um email, o preenchimento de um formulário e etc.

Quando você consegue identificar as palavras-chaves específicas do seu nicho, ou do seu negócio, é possível entregar um conteúdo altamente relevante para uma determina pesquisa. Dessa forma, quanto maior a precisão, maior será a taxa de conversão.

Para facilitar o entendimento, faça um mapa mental das palavras-chave relacionadas ao seu negócio:

Mapa mental de palavras chave de cauda longa

A partir da figura acima, podemos definir algumas palavras-chave:

Pizza de cababresa com requeijão
Pizza de cababresa com catupiry
Pizza de cababresa com borda de chocolate
Pizza de cababresa com borda de requeijão
Pizza de cababresa com borda de catupiry

Pizza de muzarela com requeijão
Pizza de muzarela com catupiry
Pizza de muzarela com borda de chocolate
Pizza de muzarela com borda de requeijão
Pizza de muzarela com borda de catupiry

Pizza de frango com requeijão
Pizza de frango com catupiry
Pizza de frango com borda de chocolate
Pizza de frango com borda de requeijão
Pizza de frango com borda de catupiry

Pizza de bacon com requeijão
Pizza de bacon com catupiry
Pizza de bacon com borda de chocolate
Pizza de bacon com borda de requeijão
Pizza de bacon com borda de catupiry

E outras combinações.

É interessante utilizar o Planejador de palavras-chave do Google Adwords para encontrar palavras-chave de mesmo grupo semântico. Ou ainda, utilizar o auto-completar, que são as palavras-chave sugeridas pelo próprio Google como as mais utilizadas.

Planejador de Palavras chave - Palavras-chave de cauda longa

 

Além do aumento nas conversões, através da utilização de palavras-chave de cauda longa, conseguimos diminuir a taxa de rejeição do website.

A taxa de rejeição é calculada, tomando como base a seguinte característica: Quando alguém entra em nosso site e volta para o Google sem fazer nenhuma interação, ou seja, sem clicar em nada.

Devemos pensar: O que leva uma pessoa a entrar no meu site e voltar para o Google sem interagir?

Uma forte possibilidade: É provável que essa pessoa não tenha encontrado a informação que estava procurando. Ou seja, provavelmente ela foi atraída por alguma palavra-chave que não correspondeu com precisão o conteúdo fornecido. Assim, ela não pensou duas vezes, rejeitou o seu artigo e voltou para o buscador para ler outros artigos relacionados ou para refinar a sua pesquisa.

Uma outra vantagem da utilização de palavras-chave de cauda longa é conseguir baratear o custo com publicidade paga. Quando pagamos para anunciar em alguma ferramenta online, precisamos definir as palavras-chaves relacionadas ao nosso anúncio.

Geralmente, as palavras-chaves mais genéricas são mais caras por gerar mais cliques. As palavras-chaves de cauda longa são menos clicadas que as palavras-chaves genéricas. Nesse caso, existe uma concorrência bem menor, resultando num custo de publicidade mais barato.

Resumindo, utilizado essa estratégia, você entregará um conteúdo com mais precisão, aumentará suas conversões, diminuirá a taxa de rejeição e de quebra ainda irá baratear a publicidade paga. Não é lindo isso?

E você? Já utiliza essa estratégia? Quais são os seus resultados?

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26 Comentários para “Aumentando o tráfego com palavras-chave de Cauda Longa”

  1. Thamyris disse:

    Que publicidade paga vc indica pra quem ta começando? Anúncio do facebook e válido?

    • Rodrigo Leal disse:

      Thamyris,

      Depende do seu objetivo. Se for para divulgar a sua marca, sugiro o facebook ads. Porém, se o seu objetivo for fazer venda de algum produto, o Google Adwords gera melhores resultados.

  2. Lívia Costa disse:

    Sim!! Isso é lindo! hihi!
    Obrigada pelo post, Rodrigo. Super explicativo e de fácil compreensão!
    :*
    Lívia

  3. Rodrigo, excelente post. Ficou bem claro. Confesso que ainda não estou tão habituada a usar palavras chaves, acho meio chatinho rs. Mas sei que tem um resultado bem positivo, fiz o teste recentemente… escrevi alguns posts com palavras chaves e fiquei na primeira página do google. Agora preciso trabalhar os próximos posts nesse mesmo esquema 🙂 Gostei das dicas aqui, acabei aprendendo a diferença entre palavra chave de cauda longa e de cauta curta.
    Continue com esse trabalho, cada dia está mais interessante o seu site, parabéns!

  4. […] seu Blog, COMO GERAR MAIS tem um posto sobre isso, explicando muitos detalhes! […]

  5. […] seu Blog, COMO GERAR MAIS tem um posto sobre isso, explicando muitos detalhes! […]

  6. Marta disse:

    Olá!!

    Amoo suas dicas… tento seguir todas quando possível!

  7. Renata Cunha disse:

    Oi Rodrigo, tudo bem?
    Acompanho a Camilla há um tempo já, inclusive comprei o curso do Vicio Feminino. E desde que você criou o Como Gerar Mais, estou sempre acompanhando também.. Sou formada em Publicidade e Propaganda e me interesso muito pela área que você escreve, de mídias, como gerar mais, enfim.. Você escreve de uma forma simples para até quem não é do ramo consegue entender, e usar para sua realidade. Parabéns pelo trabalho!
    Criei recentemente um blog, onde conto como é viver na Região Serrana do RJ, através do olhar de uma moradora (eu), o Morando na Serra! Se puder passa lá para conhecer..
    Beijos

  8. Renata Bastos disse:

    Rodrigo, conheci o seu site hoje. E como já disse pra Camilla, virei sua leitora fiel. Você tá me ajudando bastante com dicas super bacanas. Comecei um blog há pouco tempo, e o que você fala aqui já me tirou muitas dúvidas. Obrigada!=) Beijos.

  9. Faço uso constante de palavras de cauda longa ajuda bastante na hora de classificar.

    Um site que uso e indico como apoio http://ubersuggest.org/

  10. […] concorrência muito alta: e sendo assim fica difícil de subir com esta palavra-chave. Já a palavra chave de calda longa que são aquelas com um conjunto de duas ou três palavras, tem mais […]

  11. Bezerra disse:

    A matéria é excelente, eu costumo visitar seu site porque a gente aprende muito com ele, no caso do familiasim.com.br não encontrei ainda a fórmula para ele decolar, sou perseverante e vou aguardar algum profissional visitar e dizer realmente o que tenho de fazer.

    Um abraço Bezerra.

  12. ótimo conteúdo esta me ajudando.

  13. Samara disse:

    Excelente Artigo, Meus mini site são todos de cuada longa e tenho um bom trafego e ótimos ganhos com adsense, gostei deste artigo está bem explicado e bem interessante…

    Parabéns!Rodrigo Leal

  14. Baixar Funk disse:

    muito boa suas dicas cara parabéns!

  15. Baixar Funk disse:

    Olá são muito boas as informações que aqui você nós passa, gostei bastante, vou passar a utiliza as dicas. obr…

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